quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Homenagem da Semana - Maria Padilha



        Ela é a estrela do núcleo cômico da novela Lado a Lado  dos autores João Ximenes Braga e Cláudia Laje. A novela centrada em uma trama densa, que fala sobre as mudanças da sociedade através da luta das mulheres por seus direitos, mescla toda essa seriedade , com esse núcleo responsável pelas tiradas mais hilárias da trama.
Maria Padilha com Maria Clara Gueiros na novela Lado a Lado 
Foto : coisasdenovela.pop.com.br
        Diva Celeste ,  é a estrela de uma companhia de teatro, que apesar dos esforços em parecer uma atriz séria, se destaca na verdade é  na comédia, conseguindo transformar qualquer montagem em uma comédia rasgada. Mas ela não  aceita esse rótulo de atriz cômica e é exatamente por isso que vive as turras com os outros integrantes da companhia.  Mas Diva esconde um grande segredo, um filho que abandonara no passado, que ela resolveu buscá-lo. Sem ter como explicar a situação de Luciano (André Arteche) , Diva o trouxe para a companhia deixando todos pensarem que ele na verdade é seu amante.
        Diferentemente da Diva , Maria Padilha sua intérprete,  é uma atriz completa, tanto de comédia como de dramas, apesar de na Tv também ter feito mais  comédia. Atuante também no cinema e no teatro,  tem um curriculo invejável de grandes produções e inesquecíveis personagens.

        Seu primeiro trabalho como a atriz foi  na montagem da peça O Despertar da Primavera de 1979, e não demorou muito para sua estreia na tv. No ano seguinte , em 1980 ela estreou integrando o elenco da novelaÁgua Viva do autor Gilberto Braga. Nesta trama ao lado de Tônia Carrero, Glória Pires e Maria Zilda iriam protagonizar uma topless em plena praia de copacabana, os banhistas que perceberam a gravação não aceitaram a situação, a cena acabou não acontecendo e as atrizes tiveram que ser escoltadas da praia.

        Depois da estreia , Maria Padilha não parou mais, e em 1983 entrou para o elenco da trama de Eu Prometo da Janete Clair , dando vida a personagem Reny Romani  e na minissérie Bandidos da Falange  do autor Aguinaldo Silva  dando vida a personagem Kátia.
Bandidos da falange Eu prometo
Foto : Teledramaturgia.com 
        Em 1984, Maria Padilha fecha contrato com a Rede Manchete e participa da elogidiadíssima minissérie Marquesa de Santos  do autor Wilson Aguiar Filho e quatro anos depois ainda na emissora integrou o elenco da novela Olho por Olho do autor José Louzeiro.
        De volta a Globo em 1990, Maria Padilha dar vida a personagem  Amanda Menezes Garcia na novela Mico Preto do autor Marcílio Moraes. Essa personagem é a primeira de muitas que a atriz viveria , nesse estilo  “dondoca hilária” , uma espécie de Diva Celeste dos anos 90.
Mico preto

        Em 1991, Padilha deu vida a sua primeira vilã na tv a Karen de O Dono do Mundo do autor Gilberto Braga. Na trama Karen , que cuidava do sobrinho com problemas psicológicos, não seguia o tratamento médico  do garoto propositalmente com receio que ele ficasse bom, fazendo com ela perdesse a mesada que o pai dele lhe dava. Inesquecível a cena em que Estela (Glória Pires) , descobria a farsa de Karen. A personagem que até então era uma mulher educadissíma e cortez, se transformou em uma fera para defender o filho de seu amor das garras de Karen  , expulsando a vilã da casa e da vida deles.
        No ano seguinte, Maria Padilha integrou o elenco da minissérie Anos Rebeldes (1992) do autor Gilberto Braga, da novela O Mapa da Mina(1993) do Cassiano Gabus Mendes, do seriado Confissões de Adolescentes (1994).
        Em 1994 , Maria Padilha posou nua para revista Playboy , e mais uma vez sua paixão pela interpretação falou mais alto. A Atriz impôs que só faria o ensaio se ele fosse inspirado nas personagens de Nelson Rodrigues. A Publicação aceitou na hora , e nós fomos brindados com ela nua interpretando as mais sensuais personagens do anjo pornográfico.


        Em 1995 , ela deu vida a personagem Sônia na minissérie Decadência  do Dias Gomes;  foi a Bruna de Cara e Coroa (1996). Ainda no mesmo ano de 1996 , Maria Padilha integrou o elenco da novela Colégio Brasiluma produção do SBT com a JPO , dando vida a personagem Nair.
        No remake de Anjo Mau (1997) da autora Maria Adelaide Amaral, ela deu vida a hilária Stela Medeiros.  Na trama Stela era casada com Tadeu (Daniel Dantas) , eles  eram os pais do bebê que Nice (Glória Pires) era babá. O Casal fez o maior sucesso no remake, tal qual o da primeira versão vivido por Pepita Rodrigues e Osmar Prado.
Anjo mau (1997)
        Fechando a década de 90 , Maria Padilha participou ainda da minissérie Labirinto do Gilberto Braga e da temporada de 1999 da Malhação.
        O Início dos anos 2000 marcou mais um grande sucesso na tv para Maria Padilha. Em junho de 2000 na novela O Cravo e a Rosa do autor Walcyr Carrasco ela deu vida a Dinorá, a hilária esposa do Cornélio (Ney Latorraca) , e que não perdia uma oportunidade de passar o marido para trás. A Personagem apesar de fazer muitas maldades  na busca de uma boa condição social, e ainda trair o marido caiu no gosto do público com suas nuances e trejeitos, característicos da atriz.
O cravo e a rosa
        Em 2002 , ela fez uma pequena participação na trama da minissérie O Quinto dos Infernos  do autor Carlos Lombardi e no ano seguinte foi a Hilda de Mulheres Apaixonadas do autor Manoel Carlos. Com essa personagem foi mostrado todo o drama das  mulheres que sofrem do cancêr de mama. Pela primeira vez Maria Padilha vivia uma personagem com  uma história mais dramática.
Mulheres apaixonadas

        Fechando os anos 2000, a atriz  participou das novelas Paraíso Tropical (2007) e Insensato Coração (2011) ambas do Gilberto Braga e da minissérie Cinquentinha do Aguinaldo Silva. 
Paraíso tropicalInsensato coraçãoCinquentinha 
        Também muito atuante no teatro e cinema , Maria Padilha coleciona  grandes produçõs em seu curriculo :

Uma  comediante, uma atriz dramática, uma linda mulher, uma profissional gabaritada  ... ou seja uma grande mestra  na arte de entreter e interpretar ... simplesmente,  Maria Padilha  de quem sou fã incondicional !!
FONTE: e10BLOG


Nenhum comentário:

Postar um comentário